Alimentação nos blocos de folião pra folião


Carnaval é aquela coisa: maratona de blocos durante o dia, para alguns a noite também, cada dia em um lugar diferente, quando percebemos não sabemos o que encontrar em cada local e estamos o dia inteiro a base de amendoim, cerveja e talvez um salgado, isso se tivermos a sorte de esbarrar com alguma alma caridosa vendendo comida pelos blocos. Mal bebemos água e muito menos comemos bem!

Não é novidade pra ninguém que AMO carnaval e, por isso, faço este texto me incluindo. Durante anos era exatamente isso que acontecia, mesmo sendo nutri, pensando em uma alimentação saudável, consciente.. Sim, somos humanos e humanos do carnaval, que correm atrás de bloco, ficam 10h na rua, usam body e muito glitter.

Ano passado testei uma coisa e deu super certo, passei a levar comigo um kit sobrevivência com marmita, água e uma bebidinha. Em geral levo copinhos de água congelados - que ajudam a preservar a temperatura dentro da bolsa térmica e ainda posso beber - uma salada com grãos e legumes, castanhas e alguma bebida. É claro que nem sempre, ou melhor, nunca dura o dia todo, mas pelo menos uma refeição decente é preciso fazer, além do pré-bloco que tem umas dicas logo abaixo.


Foto: Salada de Feijão Fradinho com cenoura ralada, pimentões amarelo e vermelho, tomate e cebola roxa picados.

Um coisa é importante dizer: organize a alimentação antes. Se possível deixe os alimentos pré-preparados para facilitar e não perder a hora do bloco. Vamos combinar, carioca é um povo atrasado, mas quando estamos falando em horário do cortejo, aaah.. Esse ninguém perde, chegamos na hora mesmo que ele seja marcado às 6h da manhã.

Alimentos leves, nutritivos e que lhe mantenham saciados por mais tempo como abacate, açaí, castanhas, frutas in natura e secas e alimentos integrais são as melhores opções para estarem presentes antes e depois dos blocos. Confira a lista de alimentos da época aqui. Alguns exemplos:

Dicas de refeições pré-bloco:

- Leite de coco, manga, cardamomo e canela;

- Beterraba, laranja, banana, maçã e chia;

- Abacate, água de coco, goiaba e chia;

- Açaí (polpa) batido com melado e banana.


Foto: Refeição pré-bloco (beterraba, laranja, banana, maçã e chia)

Dicas de refeições durante os blocos:

- Salada de feijão fradinho, cenoura ralada, pimentões amarelo e vermelho, tomate e cebola roxa piados;

- Lentilha germinada, abobrinha e brócolis em cubos, cebola roxa, gengibre e limão;

- Arroz integral com grão de bico, cenoura e vagem.

Dicas de lanches durantes os blocos:

- Pão árabe com homus tahine (enriqueça com legumes ralados ou folhas);

- Castanhas e frutas secas;

- Pão integral com guacamole;

- Frutas in natura.

Levando algo para comer, você sabe como foi preparado e quais ingredientes utilizados, mas se você é daqueles que prefere tudo pronto, outra opção são as abençoadas pessoas que passam perrengue, mas estão lá vendendo seus quitutes e você pode encontrá-los em vários blocos, mas nem sempre no momento da sua fome, vou marcar alguns anjos que estão vendendo aqui: Vegideias, Rjvegano e Hareburguer. Conheça as plataformas e informem-se diretamente com eles sobre o que e onde encontrar, através de suas redes sociais ou canais de atendimento.

No carnaval e em todas as épocas organize-se, se você quer seguir uma alimentação saudável não espere que caia do céu, você é o responsável pela sua saúde. O meu papel é lhe mostrar caminhos de acordo com as suas preferências, a ação é com você!

Então, coloca a fantasia que é carnaval..


#saúde #alimentosdaépoca #sazonalidade #Vegetarianismo #verão

0 visualização

©2017-2020 por Tayane Fernandes. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube