top of page

O maneira correta para o preparo de chás

Será que você está preparando seu chá da forma correta? 🤔 .


É comum eu receber perguntas como "que chá é bom pra isso ou aquilo?", principalmente quando descobrem que sou pós-graduanda em fitoterapia.


Engraçado, mas faz pouquíssimo tempo que tomei gosto e comecei me aventurar pelo mundo dos chás e incluí-los na minha rotina. Como nosso paladar e hábitos mudam, não é mesmo?


A fitoterapia pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar com suas queixas, mas o preparo errado pode inibir o efeito desejado! Por isso, antes de falar sobre ervas, horários e restrições, é importante saber como preparar.


preparo-cha
Chá de ervas

Qual a diferença entre as preparações?


- Chamamos chá as bebidas quentes feitas com Camellia Sinensis e apenas, exemplo: chá branco, preto e verde. O preparo é como na infusão (leia abaixo);


- Infusão é o tipo de bebida quente feito a partir de flores e folhas. Nessa preparação as ervas ficam no recipiente e a água quente (não se usa água que ficou fervendo um tempão) é jogada sobre elas. Deve-se tampar para preservar o óleo essencial. E deixar descansar por alguns  minutos (o tempo varia para cada planta). Exemplos são: hortelã, camomila e hibiscus.