top of page

Vitamina B12 na alimentação

A Vitamina b12 requer atenção da população de uma forma geral: vegetarianos e onívoros.


Esta vitamina é essencial para a formação das células vermelhas do sangue e para o bom funcionamento do sistema nervoso.


Por esse motivo, quando deficiente seus sintomas estão relacionados primariamente a anemia da forma megaloblástica (aumento das células), suas manifestações tardias incluem dificuldade de concentração, memória e atenção, além de formigamento principalmente em membros inferiores.



Vitamina-b12


As fontes naturais desta vitamina são: carnes em geral, produtos lácteos e ovos, que adquirem a vitamina indiretamente através da produção das bactérias presentes em seu corpo. Seres humanos não conseguem fazer o mesmo pois o local de produção bacteriana fica após o local onde nós a absorvemos.


Outras fontes confiáveis são apenas alimentos fortificados com esta vitamina. Nenhum alimento de origem vegetal a possui na forma ativa.


Mesmo assim, estudos mostram que a prevalência de deficiência desta vitamina é muito próxima para vegetarianos e onívoros, cerca de 50% e 40% respectivamente.


Mostrando que não se trata apenas de consumo de fontes, mas se consiguimos absorver. Como exemplo, a biodisponibilidade em ovos é <9%. Para se ter plena absorção da vitamina b12 são precisos alguns fatores: