top of page

Quando me perguntam o que é Ayurveda..


A palavra ayurveda possui duas raízes, ayus que significa vida e veda = conhecimento, é portanto o conhecimento ou a ciência da vida. Ayurveda é uma filosofia indiana milenar que parte do princípio de que o ser humano é um indivíduo ecocentrado, onde somos regidos e influenciados pelas leis e acontecimentos da natureza. Tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos (terra, água, fogo, ar e éter). Nós e natureza, somos influenciados e possuímos esses 5 elementos em diferentes quantidades, podendo possuir momento de desequilíbrio ou equilíbrio entre eles.

No diagnóstico é percebido que dois desses elementos estão em maior concentração que o demais, este são agrupados em humores biológicos chamados Doshas. Existem três tipos de doshas que permitem direcionar os tratamentos: Vata (ar e éter), como os próprios elementos formadores possui características frias, móveis, secas, leves e rápidos, atuando principalmente nas funções excretórias e nervosas; Pitta (fogo e água), sendo quente, moderado e oleoso (úmido), com funções metabólicas e digestivas; Kapha (água e terra) com características pesadas, oleosas, frias e lentas, com funções estruturais e de lubrificação dos tecidos. Todas as pessoas são de determinado dosha e possuem cada elemento em única e individual proporção.


Ayurveda também é entendida como uma medicina que ressalta a conexão entre corpo, mente e espírito e possui um sistema completo e individual de promoção da saúde, tratamento e prevenção de doenças, tem como seus pilares a alimentação, rotinas diárias e cuidados com o corpo, como massagens, yoga e meditação.

A Ayurveda nos ensina a viver em equilíbrio com o mundo e a natureza ao nosso redor, somos o microcósmos do macrocósmos da natureza e Universo. É uma ciência de conhecimento do todo e de si mesmo.

Nutricionista Tayane Fernandes

Especialista em Nutrição Vegetariana e Ayurveda

CRN 14100632

1.090 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page