top of page

Tudo é Ayurveda

Atualizado: 5 de ago. de 2019


Quando comecei a estudar ayurveda percebi que muitas das coisas que aprendemos são como saberes culturais, sabem aquelas receitas de vó? Então, muitas das orientações que damos em consulta podem se assemelhar a elas. Ayurveda é um conhecimento por sabedoria perene, passado de geração para geração, que surgiu naturalmente através de uma aplicabilidade. É interessante perceber que mesmo uma filosofia surgida há milhares de anos até hoje é uma incógnita para a ciência tradicional, mas ainda assim o SUS já oferece terapias alternativas em que o Ayurveda e outras técnicas são contempladas.

Muitas vezes pensamos nos métodos mais mirabolantes, nos tratamentos e medicações mais caros ou algo do tipo, quando, em alguns casos podemos nos curar ou aumentar nossa energia vital com uma simples reunião entre amigos, uma ida à praia, ouvir determinada música, sentir determinado cheiro que nos remete a algo bom, comer algo que nos deixe contentes, enfim..qualquer coisa que alimente o nosso ojas - em sânscrito, uma palavra que se aproxima de néctar da vida - pode melhorar a nossa saúde. Ayurveda não é apenas saber qual é o nosso dosha, ayurveda é lógica, quando se tem algo em excesso é preciso agir com o que é oposto e assim vai, quase que uma intuição.


Nascer do Sol no campus do Arya Vaidya Pharmacy

"Ué?! Mas sempre achei que Ayurveda fosse uma coisa super complexa" e é, mas é complexa na sua simplicidade! Em alguns casos é um questão de escuta do que seu corpo está pedindo naquele momento. Um pouquinho de escuta e sensibilidade podem evitar grande parte dos remédios que você consome! E ainda permitir que você tome uma decisão melhor, mudar um hábito que possa estar desencadeando uma dor, um mal estar. Claro que outras vezes percebemos uma rede de conexões que podem ter levado a determinada doença e não fica tão simples assim, mas não é nesse ponto que quero chegar..

"A diferença entre um remédio e um veneno está na dose"

Paracelso

Em 2017, fui fazer um curso avançado de alimentação e culinária ayurvédica com prática de receitas saudáveis no sul da Índia, e ao chegar lá tivemos uma aula inaugural com o filho do fundador e grande mestre do The Arya Vaidya Pharmacy, o Sri Krsna Kumar, em sua fala ele nos mostrou que para se estudar ayurveda é preciso conhecer tudo que está abaixo do Sol, considerar que cada ser, forma ou objeto pode ajudar a melhorar a nossa saúde de alguma maneira. Toda e qualquer substância pode ser uma medicina, o que depende é a dose e a necessidade, a exemplo das vacinas, que são o próprio veneno sendo injetado no nosso corpo a fim de criar uma resposta à cura ou imunidade àquele patógeno. Ou seja, tudo é Ayurveda, não é lindo?


Entrega do certificado do curso de Alimentação e Culinária Ayurvédica por Sri Krsna Kumar

Namastê!

290 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page