©2017 por Tayane Fernandes. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White Instagram Icon

Alimentação para o corpo e o meio ambiente


Sábado estive presente em um festival em que a ideia focal era repensar nossas atitudes diárias, principalmente o nosso consumo - relacionado às principais marcas que escolhemos e também aos alimentos que ingerimos todos os dias - além de criar uma rede de compartilhamento de informações consciente.

O que consumimos influencia diretamente o nosso meio e em consequência nossa rede e o planeta.

Sem script, participei de um ciclo de palestras direcionado ao VIVER, destinado a alimentação para o corpo e o meio ambiente. O tema não poderia ser melhor, meu papel era tentar compartilhar um pouco da minha experiência e ideal de alimentação.


Eu, que considero a alimentação a coisa mais importante que podemos fazer tanto pra nós como para o planeta, a relacionei à nossa saúde e bem-estar, tentando levar um pouco da visão social, ambiental, econômica, política, espiritual e sentimental, já que quando falamos de alimento tudo isso está envolvido.

Primeiro que nos alimentar é algo que fazemos todos os dias e mais de uma vez por dia nas nossas vidas e muitas vezes não paramos para pensar o que estamos consumindo ou incentivando com as nossas escolhas alimentares.

Todos sabem o que é uma alimentação saudável, mas será que consideramos todos os fatores que levam este alimento a ser realmente saudável para nós? O que seria uma alimentação saudável?

O nosso alimento vem da terra, não da prateleira dos supermercados (a eles chamamos produtos alimentícios), com isso a gente precisa pensar em toda a história que aquele alimento carrega antes de chegar a nossa mesa e listei alguns aqui:


A nossa alimentação precisa ser sustentável, nutrindo não só o físico, mas a mente e o espíto, isso sem esquecer do macro, ela deve ser sustentável também para o mundo. Ser ayurvédico também quer dizer consumir localmente, de forma sazonal e individual. Minimize os seus impactos, escolhendo melhor e reduzindo alguns elementos da sua alimentação diária.

Hoje, ⅓ dos alimentos é desperdiçado antes mesmo de chegarem à nossa mesa, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, somos um país biodiverso, mas conhecidos pela maior produção e exportação de apenas 4 produtos: suco de laranja, soja, cana-de-açúcar e milho.

E nós como consumidores ativos devemos ter consciencia dessas e de outras informações a respeito do que consumimos diariamente, isto é primordial para a nossa saúde. Somos responsáveis por ela e precisamos parar de deixá-la nas mãos de produtos, empresas e/ou outras pessoas.


Foto: Bruno Bezerra - @bezerra

Tenha uma visão ampliada, conecte-se com o mundo e consigo mesmo, faça parte dessa rede!

#consumoconsciente #bemestar #palestra

46 visualizações