A palavra ayurveda possui duas raízes, ayus que significa vida e veda = conhecimento, é portanto chamada o conhecimento ou a ciência da vida. Ayurveda é uma filosofia indiana milenar que parte do princípio de que o ser humano é um indivíduo ecocentrado, onde somos regidos e influenciados pelas leis e acontecimentos da natureza.
Tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos (terra, água, fogo, ar e éter), em sânscrito panchamahabhutas. Nossa constituição física não é diferente, possuímos cada elemento em única e individual proporção. Nós e natureza, somos influenciados e possuímos estes 5 elementos em diferentes quantidades, podendo possuir momentos de equilíbrio ou desequilíbrio entre eles.
No diagnóstico é percebido que dois desses elementos estão em maior concentração que o demais, este são agrupados em humores biológicos chamados Doshas.
Existem três tipos de doshas que permitem direcionar os tratamentos: Vata (ar e éter), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra). Quando falamos em ciência moderna, é possível perceber que esses termos se aproximam demais da genética.
Nossa constituição física possui cada elemento em única e individual proporção. Nascemos com uma constituição (prakriti), mas ao longo da vida, com alimentação, clima, profissão etc.. os dosha podem ser alterados e adquirirem proporções fora no nosso padrão, o que chamamos de vikriti. Esse estado de alteração que nos distancia da nossa constituição é tratado e alvo de reequilíbrio durante os tratamentos.
Ayurveda também é entendida como uma medicina que ressalta a conexão entre corpo, mente e espírito e possui um sistema completo e individual de promoção da saúde, tratamento e prevenção de doenças, tem como seus pilares a alimentação, rotinas diárias e cuidados com o corpo, como massagens, yoga e meditação.
A Ayurveda nos ensina a viver em equilíbrio com o mundo e a natureza ao nosso redor, somos o microcósmos do macrocósmos da natureza e Universo. É uma ciência de conhecimento do todo e de si mesmo.
コメント