top of page

Dosha Kapha

Os 5 elementos (panchamahabhutas) formam todo o universo perceptível. Vivo ou não-vivo, tudo é feito deles. Assim, a comida que comemos, nosso corpo, nosso excremento, nosso entorno - tudo é composto de 5 elementos, em proporções únicas em cada um. Esses cinco elementos são terra, água, fogo, ar e éter (menos conhecido que os outros elementos, este último pode ser brevemente descrito como o “vazio”, o “espaço”). As variações na combinação de cada um desses panchamahabhutas dão origem à versatilidade e diversidade na natureza de tudo no universo, incluindo o ecossistema, ocorrem em nossos corpos e também em todos os que compõem o reino animal, vegetal e mineral.


Estes elementos se unem em três combinações, chamadas doshas: Vata (ar e éter), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra). O estado de equilíbrio dos doshas resulta no bem-estar proporcionado pela harmonização do corpo humano, ao passo que seu desequilíbrio pode causar diversos problemas de saúde física, mental e espiritual, considerando que no ayurveda a saúde tem um significado ainda mais amplo que o difundido no ocidente.





Kapha, é o dosha resultante da junção de terra e água. Significa abraçar ou manter juntos. Ele possui propriedade oleosidade, frio, pesado, lento, macio, viscoso e estável/ estático.

A essência Kapha, em geral, representa uma fonte potencial de força que resiste à doença e à decadência. Suas funções podem ser atribuídas ao equilíbrio de fluidos, nutrição, construção de tecidos, atividades imunológicas e anabólicas. Diz respeito principalmente ao sistema linfático. É responsável por dar suporte e nutrir o sistema nervoso, lubrificar o trato digestivo, as articulações e o trato respiratório, regular água e gordura. Está diretamente conectado a cinco dos sete tecidos (dhatus) do corpo humano: plasma, músculo, gordura, tecido nervoso e reprodutivo.


O ser do tipo Kapha possui olhos grandes, dentes fortes, cabelos encaracolados e macios. Têm a pele fria, suave, pálida e muitas vezes oleosa. Seus movimentos são lentos e graciosos. Gostam de ficar mais isoladas, e vivem num mundo particular. Também apreciam uma vida estável, confortável e tranquila, com rotina definida, organização e planejamento. Tem apetite e sede constantes. São extremamente amorosas, protetoras, amigas e conciliadoras, tendem a ter metabolismo e digestão lentos.


Personal