top of page

Ritmo Circadiano: ayurveda e a vida moderna

O ayurveda já fala disso a milhares de anos e hoje em dia a ciência já corrobora com achados clínicos. O prêmio nobel de medicina e fisiologia de 2017 está relacionado ao ritmo circadiano ou relógio biológico e o de 2016 se relaciona com o jejum, sobre autofagia, que está ligada ao processo de adaptação a fome, resposta a infecções, neuroproteção.



As fases da vida e dos dias possuem características específicas de cada dosha. A luz do Sol comanda o seu relógio biológico. Trata-se do mecanismo responsável por controlar e organizar o funcionamento dos seus órgãos vitais e do seu metabolismo. Quando a luz do Sol entra pela janela do seu quarto, seu organismo entende que é o momento de se levantar e começar as atividades do dia. 🌬️Vata predomina após os 60 anos, à tarde entre 14h e 18h, no fim da noite (entre 2h e 6h) e no final do processo de digestão dos alimentos. . 🔥Pitta predomina no estágio intermediário da vida (entre 20 e 60 anos), no meio do dia e da noite (10 às 14h e 22h às 2h) e durante o período intermediário da digestão. . 🌊Kapha está mais presente na infância e adolescência, pela manhã (entre 6h e 10h), no início da noite (entre 18h e 22h) e na primeira fase da digestão.

Os horários acima mostram uma tendência da presença de determinado elemento natural. Esse é o ritmo natural do corpo e do universo, estar em sintonia com esse ritmo permite que estejamos em sintonia com nossa saúde.


No momento atual, onde pessoas trabalham muito, precisam de tempo de deslocamento e locomoção, não se alimentam, dormem ou exercitam em horários específicos pode tender a um aumento de certo tipos de doenças, já que no corpo humano tudo está conectado (sistemas endócrino, digestório, nervoso..). A saber, um estudo mostrou que pessoas que dormem menos de 6 horas por noite tem mais chance de desenvolver diabetes mellitus, hipertensão arterial, doença arterial coronariana, doenças cardiovasculares no geral e obesidade.



Nesse sentido, é interessante adaptar e ajustar a rotina com o ritmo natural do universo.

1.734 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page