3 Dicas para consumir suco de frutas

E o suco, pode?

Essa foi uma dúvida que surgiu no post de ontem, e porquê não?

Quando se bate a fruta, suas fibras são perdidas, mas isso se você considerar apenas o suco na sua refeição ou consumir apenas o suco. Como assim? Existe uma diferença entre Índice Glicêmico e Carga Glicêmica: o primeiro mede a velocidade em que os carboidratos se “transformam” em glicose e são absorvidos pelo sangue e o segundo avalia a quantidade e qualidade de carboidratos contidos no alimento ou refeição. .

Se você gosta de tomar apenas o suco, ele vai ser rapidamente absorvido, gerar um pico de glicose e consequentemente estimulará seu pâncreas a produzir insulina. O suco puro pode não ser tão interessante, mas vamos pensar que trocá-lo por bebidas gaseificadas e açucaradas também não. Nesse caso, eu prefiro o suco natural. Se você é uma pessoa que se alimenta bem ao longo do dia, come comida de verdade, da terra, não será a quantidade de carboidratos que vai fazer esse enorme malefício.


Resposta glicêmica e insulinêmica varia entre indivíduos. Vou te contar uma coisa: muitos fatores podem alterar a secreção/ ação da insulina, como disbiose, sono, ferritina..isso é assunto pra outra conversa.





O mais importante é a carga glicêmica da refeição, como deixá-la baixa:

1️. Tenha fibras: Consuma junto com um alimento que naturalmente possui fibra, se for na forma de suco, não coe. Ex: suco verde com suco de laranja, folhas verdes e chia. 2️. Acrescente gordura, das boas. Ex: Suco de laranja + Castanhas do pará ou abacate. 3️. Inclua proteínas, sejam elas vegetais ou animais. Ex: suco de laranja e aveioca com tofu mexido.

Não precisa ser sofrido, restritivo ou radical. Entenda que da forma certa, você pode usar os ingredientes disponíveis a seu favor e transformá-los em ótimas opções.

Os exemplos dependem dos objetivos de cada um, algumas condições de saúde podem demandar maior atenção, de maneira geral, as refeições podem ser adaptados a realidades diferentes. Procure um profissional para lhe auxiliar.

0 visualização

©2017-2020 por Tayane Fernandes. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube