top of page

Ritmo circadiano e Ayurveda

Já ouviu falar em ritmo circadiano?


O Ayurveda já fala disso a milhares de anos e hoje em dia a ciência já corrobora com achados clínicos. O prêmio Nobel de medicina e fisiologia de 2017 está relacionado ao ritmo circadiano ou relógio biológico.


As fases da vida e dos dias possuem características específicas de cada dosha.





🌅O luz do sol comanda o seu relógio biológico. Trata-se do mecanismo responsável por controlar e organizar o funcionamento dos seus órgãos vitais e do seu metabolismo. Quando a luz do sol entra pela janela do seu quarto, seu organismo entende que é o momento de se levantar e começar as atividades do dia. Além disso, liberamos cortisol, hormônio que deixa o corpo em alerta.


🌬️Vata predomina após os 60 anos, à tarde entre 14h e 18h, no fim da noite (entre 2h e 6h) e no final do processo de digestão dos alimentos.


🔥Pitta predomina no estágio intermediário da vida (entre 20 e 60 anos), no meio do dia e da noite (10 às 14h e 22h às 2h) e durante o período intermediário da digestão.


🌊Kapha está mais presente na infância e adolescência, pela manhã (entre 6h e 10h), no início da noite (entre 18h e 22h) e na primeira fase da digestão.


🌝 A ausência da luz solar e a liberação da melatonina, ajuda a desacelerar e acalmar para preparar o sono.


Veja algumas outras dicas de organização do dia de acordo com o ritmo circadiano e Ayurveda:



Luzes artificiais atrapalham este ritmo!

Os horários acima mostram uma tendência da presença de determinado elemento natural. Esse é o ritmo natural do corpo e do universo, estar em sintonia com esse ritmo permite que estejamos em sintonia com nossa saúde.


Como anda o seu ritmo circadiano?

374 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page