top of page

Tudo depende do Agni

Agni significa, literalmente, fogo e é responsável pela digestão do alimento. Esta atividade é influenciada pela digestão dos doshas. Quando todos os 3 estão em equilíbrio, a digestão do alimento é perfeito em todos os aspectos e ocorrerá samagni ou digestão normal. Quando os doshas estão perturbados (aumentados ou diminuídos), eles produzem suas próprias alterações características na atividade digestiva.

No funcionamento correto, os nutrientes necessários são absorvidos, enquanto os demais são eliminados num fluxo perfeito e equilibrado. O funcionamento regular dos intestinos é sinal importante de boa digestão. Ao funcionar bem, sentimos fome antes das refeições e nos horários adequados e, após nos alimentarmos, somos tomados por uma sensação de leveza que atinge tanto o corpo quanto a mente.





Os sintomas usuais de má digestão podem indicar a influência de determinado dosha predominante.


Na medicina moderna, podemos traduzir as sensações e sintomas de agni reduzido ou aumentado como digestão lenta, obesidade, hipertensão, diabetes, excesso de muco, tosse, perda do apetite, letargia etc.


A autopercepção é essencial no ayurveda, nossos elementos predominantes podem variar de tempos e tempos e perceber o momento atual nos ajuda a organizar melhor nossa alimentação, rotinas .. 


Um exemplo, tenho constituição pitta, minha digestão costuma ser rápida. Em algum momento sinto queimação, quer dizer que meu fogo aumentou muito e consequentemente meu agni também, levando a prejuízos OU começo a não sentir fome e pular refeições, quer dizer que meu ar aumentou e fez com que meu agni reduzisse.


É preciso percepção para tomar as atitudes necessárias. Continuar com o mesmo comportamento, esses sintomas iniciais podem evoluir e prejudicar ainda mais a saúde.  

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page