Verão e Ayurveda

Chegou o verão ❤️☀️


O Solstício de Verão aconteceu em 21/12 e marca o início da estação e de dias mais longos que as noites.


O calor intenso do lado externo faz com que o potencial digestivo do nosso corpo reduza, para regular a temperatura interna.


Facilmente ficamos sem vontade de comer, ou optamos por coisas mais leves e refrescantes, na tentativa de resfriar nosso corpo. Nossa alimentação e rotinas devem ser direcionadas ao clima, gerando bem-estar.




Para a época é interessante:


🔺Aumentar o consumo de sabor amargo, presente nas verduras frescas🥦, frutas doces 🥭 e outros alimentos adstringentes🍇, como leguminosas que tonificam os tecidos equilibrando o fogo interno e nos ajuda a resfriar;


🔻 Diminuir sabores salgados, picantes🌶 e ácidos, como fermentados (queijos, iogurtes e bebidas alcoólicas fermentadas)🍻.


Na Ayurveda tanto o Verão como o inverno são divididos em dois momentos com características diferentes. 🍃


1️⃣ É uma época principalmente quente no início o que reduz e "derrete" ainda mais o kapha, podendo agravar vata (ar e éter).


2️⃣ Chove principalmente do meio para o final do estação, tornando clima quente e úmido (em outros lugares pode ser diferente). As qualidades quentes, penetrantes e oleosas desta estação precisam ser atenuadas para não desequilibrar o dosha pitta (fogo e água). 🔥



Os textos clássicos nos contam o que é esperado nessa época e não considera as mudanças climáticas que tem acontecido. Por isso, é importante entender e levar em consideração as influências naturais dos ciclos da natureza, mas também perceber a realidade de acordo com clima, local, condições etc.



✨ Orientações devem ser individualizadas, cada pessoa tem sua necessidade específica.


Me conta: o que você quer saber sobre esse tema?