top of page

Você já respirou hoje?


Sim, é essa pergunta que te faço. Você já respirou conscientemente hoje? Inicialmente, podemos entender a respiração como uma prática inconsciente realizada automaticamente durante todo o dia, em todos os momentos desde que nascemos. A grande verdade é que se pararmos de respirar morremos, é a nossa prática mais importante para manutenção da vida, antes mesmo de nos alimentarmos.

Ao nascer aprendemos a respirar de forma ideal, completa. Se observarmos a barriga de um bebê ao respirar, vemos que ela sobe e desce em ritmo cadenciado, expandindo e contraindo, levando prana para cada célula do corpo. Ao longo da vida a respiração se torna tão corriqueira e estamos o tempo todo pensando e fazendo outras coisas que desaprendemos aquilo que nos mantém vivos.

Mas Tay, o que é Prana? Prana é a energia vital que permeia todo o universo, quando inalamos ou exalamos, além de trocas gasosas, inspirar oxigênio e expirar gás carbônico, a respiração também é capaz de eliminar toxinas. Junto com o oxigênio também colocamos prana no nosso organismo e eliminamos toxinas químicas e sutis junto ao gás carbônico. Pense em alguém que bebeu demais, o odor cetônico é bem característico, isso é um exemplo do nosso corpo tentando eliminar a toxina que está dentro dele.

Quando a respiração está em paz nossas emoções podem ser influenciadas por esse estado de paz. A expressão “calma, respire” é muito comum, mesmo que não saibamos o porquê. De forma sutil conseguimos restabelecer o controle do nosso corpo ao respirarmos de forma consciente, a respiração nos traz de volta ao momento presente, enche de energia e vitalidade as nossas células. É a única função vital do nosso corpo que podemos controlar, pense: circulação, atividade cerebral, digestão, podem ser controlados por nós? Não, mas a respiração sim, ela pode influenciar todos os outros sistemas indiretamente!

Todos os dias tomamos banho, escovamos os dentes, fazemos nossa higiene pessoal, não podemos esquecer que a respiração também faz parte dessa higiene, somos carregados de informações que perturbam o nosso organismo e a respiração é uma forma de limpeza do corpo. Existem exercícios de domínios respiratórios chamados pranayamas (prana é energia e yama = domínio) específicos para diversos objetivos: acalmar, refrescar, energizar, promover a limpeza dos canais energéticos, estimular o sistema endócrino e por aí vai, com base sempre na respiração completa, com intenção de encher os pulmões em sua capacidade máxima.

E então, vamos respirar?


Pranayama, respiração consciente

262 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page