top of page

Sua alimentação é realmente saudável?


O que seria uma alimentação considerada saudável? Aparentemente é muito fácil, aprendi na graduação que é aquela composta por todos os grupos alimentares de acordo com escolha e necessidade de cada indivíduo em quantidades ideais.

Mas, se pararmos pra pensar, não é apenas isto. O nosso alimento vem da terra e não dos supermercados, onde na verdade seriam chamados de produtos alimentícios - o que nos leva a uma outra conversa. É preciso considerar toda a história que aquele alimento carrega antes de chegar a prateleira do supermercado, banca da feira ou a nossa mesa.

Para facilitar o entendimento e clarificar melhor, o brócolis, ele considerado um alimento saudável, rico em cálcio, magnésio e algumas vitaminas, com uma ótima sinergia entre esses nutrientes o que auxilia absorção deles, mas se ele é produzido no formato de monocultura, com trabalho escravo, as custas da saúde de uma pessoa ou ainda, pensando em uma realidade mais próxima dos consumidores, cheio de venenos que contaminam as águas e a nós mesmos? Esse alimento ainda deveria ser considerado saudável?

Hoje a produção alimentar está contaminada com uso massivo de agrotóxicos, sementes transgênicas que causam prejuízos à nossa saúde não só física como sutil - quando pensamos que absorvemos parte da energia acumulada pelo alimento ao longo da sua história - todos nós estamos expostos a esses contaminantes de forma recorrente, já que nos alimentamos todos os dias e várias vezes ao longo dele. Nossa comida, água e corpos já possuem grande quantidade de agrotóxicos, que causam consequências, como aumento nos casos de câncer, e, apesar disso, os danos não são amplamente avaliados, em alguns lugares é falado sobre o uso seguro deste compostos químicos, muito por questões político-econômicas.


O que fazer se é o que temos disponível? O mercado é movido pelo consumo, se nós, consumidores, reduzirmos o consumo de alimentos que não são saudáveis na perspectiva integral, será preciso um reajuste do mercado a partir da demanda. É cada vez mais crescente o número de empresas dedicadas a alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, com melhores escolhas de ingredientes.

Algumas coisas podem ser feitas por nós para buscar uma alimentação realmente saudável e segura: consumir alimento orgânicos e/ou agroecológicos, consumo local, incentivar a economia local, comprar direto do produtor, reduzir o consumo de produtos processados, industrializados são apenas algumas delas.

Comer é um ato de saúde e também de amor, além de político, econômico e social.

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page