top of page

A Alimentação é minha prioridade!


Uma amiga minha sempre me pergunta como eu consigo me organizar pra preparar minha comida. É simples, priorizo minhas prioridades, e uma delas é me alimentar bem!

Vejo muitas pessoas trabalhando em casa e esquecendo de almoçar, pulando refeições, não possuindo rotina de exercícios físicos (essa eu ainda preciso melhorar!) e ainda querendo que sua saúde esteja em dia. Ei, não somos máquinas! Precisamos realizar manutenção e dar o substrato necessário para que nosso organismo responda de forma saudável.

Claro que tenho muitos afazeres durante o home office, além das consultas presenciais, preciso elaborar os planejamentos, o que precisa ser feito com muita atenção, já que em geral, as sugestões precisam estar de acordo com a rotina da pessoa para que sejam seguidas. Além disso, sou nutricionista do MIIN, a primeira escola infantil vegana do Rio, então preciso elaborar cardápios, treinamentos, relatórios e dar suporte às famílias. Tenho secretária no consultório, mas não são todos que ligam para lá ou marcam através do site, então ainda faço marcações de consultas, respondo e-mails e dúvidas de clientes e claro, crio novos projetos (pq não consigo me contentar só com tudo isso rs), ainda preciso criar posts tanto para o blog, instagram, facebook, conteúdo para stories, UFA! Sem contar minha vida pessoal.

Adoro fazer o que faço, mas em vários momentos surtei, porque dá MUITO trabalho! Antes queria fazer tudo ao mesmo tempo, sem critério nenhum. A verdade é que quanto mais se faz mais se tem pra fazer. O trabalho não acaba de uma hora pra outra e se eu não colocar a minha saúde em primeiro lugar, não há saúde - física, mental e espiritual - que aguente.

Eu que digo tanto em consulta sobre dar valor ao seu corpo, ao seu tempo, a sua saúde não poderia estar pirando sem conseguir minimamente colocar em prática o que falo quase diariamente e decidi me colocar como prioridade.


Foto: Alimentos da semana.

Para mim, a coisa mais importante que posso fazer pelo meu corpo/ templo/ casa é comer bem. Não que fique horas na cozinha, até porque não tenho esse tempo todo, opto sempre por preparações rápidas e fáceis. Aproveito todo e qualquer momento que tenho livre com uma pausa ou realizando uma refeição: coloco os feijões de molho, cozinho arroz, corto a couve, higienizo os legumes.. Para isso, você não precisa estar o tempo todo na cozinha. Por exemplo, demora 15 minutos para a solução clorada agir, nesse tempo, não preciso estar do lado dos legumes esperando, eles não vão fugir, posso voltar depois.

Semana passada publiquei a foto de um batido de inhame com banana que fiz para o café da manhã e minha legenda dizia que enquanto apreciava minha refeição, tinha grão de bico e arroz cozinhando no fogão e ela disse: “mas você teve que se preparar desde o dia anterior pra fazer isso!” Na verdade não. E essa é a grande questão, aprendi a olhar as oportunidades. É certo que os grão já tinham ficado de molho, mas só aproveitei um tempo que sabia que não teria depois pra adiantar o meu almoço.

Hoje não foi diferente, em 2 horas eu fui à feira, preparei almoço para hoje, marmita de amanhã e ainda jantar de hoje. Depois, na hora do lanche, vou preparar o jantar de amanhã. As minhas terças precisam dessa organização, eu passou a quarta-feira inteira na rua e prefiro comer minha comida, e o jantar precisar estar pronto, porque chego em casa tarde e exausta, só tenho forças para esquentar a comida, ou fatalmente comerei besteira na rua. O que não quero que aconteça sempre.


Foto: Feira orgânica da Praça do Ó, Barra da Tijuca/ RJ.

Trabalhar de casa é ótimo, incrível! Mas se você não tiver disciplina se transforma em um workaholic. Como não há horário fixo para iniciar ou finalizar suas atividades, muitas das vezes pode esquecer as refeições, pedir comida pronta e nem ver o dia passar. A maioria das doenças hoje são causadas por alimentos ou escolhas erradas na alimentação. Tenho certeza que seu dia rende melhor quando se alimenta e descansa suficientemente.

Se organize, nada é tão importante quanto a sua saúde!

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page