top of page

Vitamina B12 na alimentação

A Vitamina b12 requer atenção da população de uma forma geral: vegetarianos e onívoros.


Esta vitamina é essencial para a formação das células vermelhas do sangue e para o bom funcionamento do sistema nervoso.


Por esse motivo, quando deficiente seus sintomas estão relacionados primariamente a anemia da forma megaloblástica (aumento das células), suas manifestações tardias incluem dificuldade de concentração, memória e atenção, além de formigamento principalmente em membros inferiores.



Vitamina-b12


As fontes naturais desta vitamina são: carnes em geral, produtos lácteos e ovos, que adquirem a vitamina indiretamente através da produção das bactérias presentes em seu corpo. Seres humanos não conseguem fazer o mesmo pois o local de produção bacteriana fica após o local onde nós a absorvemos.


Outras fontes confiáveis são apenas alimentos fortificados com esta vitamina. Nenhum alimento de origem vegetal a possui na forma ativa.


Mesmo assim, estudos mostram que a prevalência de deficiência desta vitamina é muito próxima para vegetarianos e onívoros, cerca de 50% e 40% respectivamente.


Mostrando que não se trata apenas de consumo de fontes, mas se consiguimos absorver. Como exemplo, a biodisponibilidade em ovos é <9%. Para se ter plena absorção da vitamina b12 são precisos alguns fatores:


- Adequada acidez gástrica;

- Presença de Fator Intrinseco (FI);

- Integridade gastro-intestinal.


Com esse fatores, pessoas que consomem frequentemente inibidores da bomba de prótons (anti-ácidos), idosos, bariátricos podem ter prejuízo na absorção da vitamina. Outro grupo que requer atenção da vitamina são as gestantes.



A avaliação é realiza através de exames sanguíneos, além de queixas clínicas. Estes precisam ser avaliados por um profissional capacitado para tal, já que valores de referência laboratoriais podem ser diferentes de valores de adequação da vitamina.


Além disso, nossas vitaminas e minerais funcionam em sinergia, valores alterados de outra vitamina ou marcador podem mostrar um valor insuficiente de determinado nutriente, mesmo estando dentro da "normalidade" laboratorial.


Busque um profissional para lhe auxiliar e não se auto-diagnostique!

296 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page