top of page

Viver de dieta não é saudável!

Originalmente a palavra dieta significa tipo de alimentação relacionado a cultura, religião. Mas geralmente, quando se diz "estou de dieta" existe uma restrição alimentar envolvida. Se exclui alimentos ditos proibidos pelos considerados mais saudáveis.

O que é importante entender que se você restringir sua alimentação, vai emagrecer por um tempo. Mas viver dessa forma é prejudicial a sua saúde e leva a ganho de peso a longo prazo, 90 a 95% das pessoas voltam ao peso inicial, ou até ultrapassam.

Dietas restritivas costumam não atingir as recomendações nutricionais e/ou de energia, portanto você expõe seu corpo a uma situação de alerta, de privação de alimentos. Pontualmente vai funcionar, ao retornar a velha alimentação, tudo voltará, o conhecido efeito sanfona.




Toda restrição gera uma compulsão!

Será que não seria mais interessante você consumir aquele determinado alimento consciente dele e do papel que ele trará pra você? Aqui falando de prazer e também de algo não tão saudável e que pode contribuir negativamente para sua saúde. E se ele estivesse dentro do seu planejamento?

O papel do nutricionista não é incentivar essa restrição, e sim dar meios de conseguir seus objetivos, de acordo com suas preferências alimentares. Nós somos profissionais de saúde, de mudança de hábito e não de privação alimentar.

Aqui é importante lembrar, a mudança não acontece de uma hora para outra. E o caminho percorrido é tão importante quanto a chegada no objetivo final.

Você pode estar se perguntando, mas e eu que tenho diabetes tipo 2, hipertensão, obesidade ou intolerância alimentar comprovada? Aqui falamos de doenças e.. PASMEM! Para todas elas a indicação é mudança de hábito alimentar e/ou estilo de vida, pq vc sabe o que acontecerá se permanecer com as mesmas rotinas que desencadearam a doença, remediar não resolverá a raiz do problema.

Faça as pazes com sua comida, nutra sua vida. Entenda que o alimento é seu aliado. Estando consciente disso te faz consciente e autoresponsável pela sua saúde.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page