top of page

Rotinas de primavera

A primavera é o momento em que o clima começa a esquentar, as folhas ficam mais verdes, as flores aparecem, e toda a reclusão que foi necessária no inverno não é mais atrativa, é momento de expansão, felicidade.


O Sol gradualmente vai ficando mais próximo da Terra e, após esse período frio e intenso, isso faz com que nossa vontade seja de estar fora.


No inverno, nosso agni estava aumentado, pelo bloqueio a dissipação do calor. Leia sobre o inverno aqui! Ele se mantinha ativo e forte, isso fazia com que a vontade por alimentos mais gordurosos e substanciosos estivesse presente e com o nosso agni potente (fogo digestivo) permitia a metabolização, ainda assim kapha aumenta. 


No momento da primavera, a temperatura externa começa a subir e o calor do nosso corpo pode se dissipar, consequentemente a tendência é a redução da potência digestiva. É o momento de garantir que o agni esteja forte para “derreter” o kapha acumulado no inverno. 



Rotinas do Ayurveda na Primavera


A forma mais importante de assegurar um agni saudável é comer – e não comer – em intervalos regulares durante o dia; refeições de rotina com espaços de tempo adequado entre elas fortalecem o corpo e a mente.


Coma alimentos leves e fáceis de serem digeridos durante a primavera. Tente comer menos ou eliminar os alimentos que aumentam kapha – laticínios, comidas e bebidas frias ou geladas ou alimentos fritos ou oleosos – especialmente nos horários kapha. Tudo depende da potência da digestão, mas podem ser usados antídot