©2017 por Tayane Fernandes. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White Instagram Icon

Rotinas de primavera

A primavera é o momento em que o clima começa a esquentar, as folhas ficam mais verdes, as flores aparecem, e toda a reclusão que foi necessária no inverno não é mais atrativa, é momento de expansão, felicidade.


O Sol gradualmente vai ficando mais próximo da Terra e, após esse período frio e intenso, isso faz com que nossa vontade seja de estar fora.


No inverno, nosso agni estava aumentado, pelo bloqueio a dissipação do calor. Leia sobre o inverno aqui! Ele se mantinha ativo e forte, isso fazia com que a vontade por alimentos mais gordurosos e substanciosos estivesse presente e com o nosso agni potente (fogo digestivo) permitia a metabolização, ainda assim kapha aumenta. 


No momento da primavera, a temperatura externa começa a subir e o calor do nosso corpo pode se dissipar, consequentemente a tendência é a redução da potência digestiva. É o momento de garantir que o agni esteja forte para “derreter” o kapha acumulado no inverno. 





A forma mais importante de assegurar um agni saudável é comer – e não comer – em intervalos regulares durante o dia; refeições de rotina com espaços de tempo adequado entre elas fortalecem o corpo e a mente.


Coma alimentos leves e fáceis de serem digeridos durante a primavera. Tente comer menos ou eliminar os alimentos que aumentam kapha – laticínios, comidas e bebidas frias ou geladas ou alimentos fritos ou oleosos – especialmente nos horários kapha. Tudo depende da potência da digestão, mas podem ser usados antídotos para melhorar a digestão, quando necessários.


Petiscar o dia inteiro irá adicionar mais kapha ao corpo. Se estiver realmente com fome, alimente-se de algo nutritivo. E lembre-se de que fortalecer sua força de vontade é um excelente exercício para domesticar uma mente sem regras e aumentar o fogo digestivo.


O excesso desse dosha deve ser totalmente eliminado, para que não exista acúmulo de ama (toxinas), uma destoxificação pode ser bem-vinda, jejuns e chás associados a alimentação adequada podem auxiliar a reduzir muco e outras questões respiratórias que aumentam nesse momento de movimentação de kapha, mas sempre adequados a cada caso.


Sabores da estação: picante, amargo e adstringente.


No segundo momento da primavera, o calor já está muito mais intenso e com nosso agni potente, a atenção muda para o dosha pitta. Neste momento, reduzimos o picante e damos lugar ao doce, mantendo amargo e adstringente.


Orientações precisam ser individualizadas, essas são situações esperadas, mas não podem ser aplicadas a todos.


Referências:

VAGBHATA. Aṣṭāñga Hṛdaya. Tradução para o inglês por: Dr, T Sreekumar. India, Harishee Hospital, 2015, Vol. 1, décima quinta edição. Versão Brasileira. Original em Sânscrito.

DE LUCA, M.; BARROS, L. Ayurveda - Cultura de bem-viver. São Paulo, Editora Cultura, 2007.

PIRES, L. O sabor da harmonia: receitas ayurvédicas para o bem-estar. Rio de Janeiro, Rocco, 2013.


Artigo editado no site da Revista Yoga Journal: http://yogajournal.terra.com.br/show_yoga.php?id=1338



26 visualizações